Sobre

As manifestações de junho de 2013 fomentaram o interesse da sociedade, especialmente dos jovens, pela dinâmica da política nacional, levantando questionamentos sobre a importância dos partidos políticos em um sistema democrático e sobre o funcionamento das instituições representativas. Contudo, pensamos que tal manifestação de interesse deve ser acompanhada de um conhecimento dos processos decisórios e das instituições políticas mais embasado.

Para isso, o projeto Ciência Política nas Escolas tem por objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento cidadão oferecendo de forma didática e acessível as principais discussões sobre temáticas e atores envolvidos na realidade política. Visa, por um lado, colaborar para o processo de formação dos estudantes do curso de Ciência Política da UNIRIO através de atividades de pesquisa, ensino e extensão, por outro, almeja facilitar a compreensão dos estudantes de ensino médio das escolas públicas a respeito dos processos políticos.

 

É necessário que as universidades públicas brasileiras exercitem a função de descontruir os processos de exclusão social que impedem a inclusão de grupos sociais menos privilegiados de se colocarem de forma autônoma e proativa diante da realidade social. Assim, criar laços com escolas públicas é um primeiro passo para seguir no desenvolvimento de uma educação entendida como um bem público e um direito social.

 

Entendemos que a educação permite a geração e difusão de saberes especializado na defesa dos valores necessários para uma sociedade democrática. Para isso, é essencial elaborar atividades em várias dimensões e criar vínculos entre os diversos níveis educacionais, do ensino básico à pós-graduação, gerando um projeto de continuidade que deve se retroalimentar. Sem dúvida a área de humanidades, e, mais especificamente, os cursos de Ciência Política como um todo, têm um importante trabalho a fazer nesse sentido.


A proposta portanto, é desenvolver pesquisas conceituais e metodológicas, com a participação de professores e demais estudantes e, em uma perspectiva interdisciplinar, elaborar uma serie de materiais didáticos que servirão de apoio ao desenvolvimento das atividades de formação política nas escolas da Rede Pública do Rio de Janeiro conveniadas à UNIRIO.

Temas abordados

1 O que é Política?

2 Democracia x Autoritarismo

3 Separação dos Poderes

4 Pacto Federativo

5 Sistemas de Governo

6 Sistemas Eleitoras

7 Atores Políticos

8 Cidadania

9 Direitos Humanos

10 Políticas Públicas

11 Relações Internacionais

Formas de atuação

1 Palestra


Este modelo refere-se à apresentação de temas do material didático do Projeto por professores e alunos da Escola de Ciência Política da UNIRIO. Com duração média de uma hora, comumente realizada no auditório ou quadra do colégio anfitrião.


2 Mini-curso


Com a ideia de oferecer um conhecimento político mais embasado, o mini-curso propõe encontros regulares de três a quatro dias com duração de uma hora cada. Os dias e horários serão acordados com a própria escola. As aulas serão ministradas pelos graduandos em Ciência Política e inauguradas com a presença de um professor. Serão emitidos certificados da UNIRIO aos alunos participantes.


3 Oficina


Com o intuito de fazer com que os alunos aprendam na prática, serão oferecidas atividades socioeducativas com relação aos temas abordados no material didático. As dinâmicas serão conduzidas pelos graduandos da Escola de Ciência Política com duração de 2 a 3 horas.

  • c-facebook

© 2019 por Ciência Política nas Escolas.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now